Quantcast
Channel: Arquivos Tom Zé - Música Instantânea
Viewing all articles
Browse latest Browse all 26

Pequenos Clássicos Modernos

$
0
0

Tom Zé
Brazilian/Samba/Experimental
http://www.tomze.com.br/

Por: Cleber Facchi

Embora todos os louros dados à Tropicália pairem (principalmente) sobre a cabeça de Gilberto Gil e Caetano Veloso, nenhum artista da música brasileira conseguiu retratar de forma tão categorica toda essa revolução de sons e experimentalismos quanto Tom Zé. De clássicos absolutos como Todos os Olhos (1973) e Estudando o Samba (1976), passando por ótimos registros com Jogos de Armar (2000), o músico baiano alcançaria seu ápice em 2005 com o inteligentíssimo Estudando o Pagode – Na Opereta do SEGREGAMULHER e Amor.

Ave-Marias remixadas, gemidos sampleados e múltiplos tipos de sons sincopados e excêntricos servem de base para que as letras politizadas do músico – dessa vez retratando todas as mazelas a que são submetidas as mulheres – possam ao longo do registro construir todo um universo esquizofrênico e realista de sonoridades, histórias e experimentações fugazes.

Estudando o Pagode teve início ainda em 1976, quando o músico dava ao samba seu próprio tipo de interpretação, mesclando esquisitices e melancolias que dariam como resultado Estudando o Samba. Para o registro dos anos 2000, Tom Zé cerca-se não apenas de uma parafernália instrumental grandiosa, que vai de arranjos de cordas, passando por violões e teclados, mas também de distintos elementos eletrônicos que vão ao longo do álbum costurar uma espécie de pagode futurístico, quase raivoso e que deixam o músico solto, como uma criança brincando com os sons e as palavras.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=q67j7VCpA-E]

Por falar nas palavras são elas as grandes responsáveis por dar ao disco todo o caráter de crítica e honestidade alcançado em seu desenvolvimento. O baiano casa a ironia com trocadilhos poderosos para dar formação a pérolas como Mulher Navio Negreiro (Mulher – Divino Luxo – Navio Negreiro/ Graal – Puro Cristal – Desespero/ Rosa-robô – Cachorrinho – Tesouro/ Ninguém suspeita dor neste ideal/ A dor ninguém suspeita imperial), sem contar no uso de palavras como “clitorectomia”, que acabam pipocando no decorrer do álbum.

Embora o foco do disco seja o explorar de sons que resultem no que seria um “pagode”, o uso de distintos tipos de som acabam por vezes levando o músico a pisar em outros territórios. Pode ser em O Amor é um Rock, com o encontro de guitarras com uma percussão pagodeira ou no samba eletrônico Teatro (Dom Quixote), sobra espaço para que a criatividade de Tom Zé faça morada em cada canto desse disco.

Sucesso de critica e público (tanto no Brasil quanto no exterior) esse décimo oitavo disco de estúdio do músico de Irará não é apenas um estudo sobre gêneros e estilos, mas uma aula sobra a música brasileira em seus diversos âmbitos. O ostracismo nos anos 80 ou mesmo o retorno do músico na década seguinte pareciam deixados para trás, aqui Tom Zé chega novo, brincalhão e tão inspirado (se não mais) quanto fora nos idos da tropicália.

Estudando o Pagode – Na Opereta do SEGREGAMULHER e Amor (2005)

Nota: 9.2
Para quem gosta de: Novos Baianos, Caetano Veloso e Cidadão Instigado
Ouça: Prazer Carnal

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Viewing all articles
Browse latest Browse all 26

Latest Images

Trending Articles


Vimeo 10.7.1 by Vimeo.com, Inc.


KASAMBAHAY BILL IN THE HOUSE


Girasoles para colorear


Presence Quotes – Positive Quotes


Long Distance Relationship Tagalog Love Quotes


Love with Heart Breaking Quotes


Re:Mutton Pies (lleechef)


Ka longiing longsem kaba skhem bad kaba khlain ka pynlong kein ia ka...


Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.


FORECLOSURE OF REAL ESTATE MORTGAGE


FORTUITOUS EVENT


Pokemon para colorear


Sapos para colorear


Smile Quotes


EASY COME, EASY GO


Love Song lyrics that marks your Heart


RE: Mutton Pies (frankie241)


Hato lada ym dei namar ka jingpyrshah jong U JJM Nichols Roy (Bah Joy) ngin...


Letting Go Quotes


UPDATE SC IDOL: TWO BECOME ONE



Latest Images